Você está pensando em alugar um apartamento, mas busca uma decoração com personalidade? Então, você está lendo o texto certo! No meu artigo de hoje, vou explicar como é possível deixar o imóvel alugado da forma que você deseja - a partir de cuidados e dicas simples para a reforma e, o melhor: sem dores de cabeça futuras com o locador. Confira abaixo!
Antes de oficializar a locação é muito importante ler o contrato com muita cautela e ficar atento a todos os itens de devolução. Já tive muitos conhecidos que se arrependeram por não terem dado a devida atenção na hora de assinar os papéis. Em um caso recente, o meu cliente locou um espaço para fazer uma loja, no entanto ele não esperava que o contrato exigisse que ele o devolvesse o imóvel exatamente igual como o havia recebido – mesmo que ele tenha realizado uma série de benfeitorias no local, como foi o caso, em que ele trocou toda a parte elétrica e hidráulica.
Infelizmente, em razão disso, quando ele for sair de lá terá um gasto com novas alterações. Por isso, a primeira dica deste artigo e com certeza uma das mais importantes é: verifique no contrato quais são as mudanças que podem realizadas antes de começar qualquer tipo de interferência no endereço.
Agora, falando em casos de imóveis passíveis de alterações, também é importante combinar com o locador tudo que poderá ser feito. Afinal, o apartamento pode realmente estar precisando de uma reforma e um bom acordo pode beneficiar ambos os lados. Vou dar um exemplo do meu próprio escritório para vocês: na época da locação, os revestimentos dos banheiros eram muito antigos e alguns estavam quebrados, por isso tive que trocá-los por porcelanato posteriormente. Antes da reforma, eu chamei o proprietário para conversar e mostrei os riscos de infiltração daquele ambiente. Assim, tive um mês de carência no aluguel em razão das benfeitorias realizadas no banheiro. O exemplo vale para outros tipos de reparos, tais como uma pintura diferenciada, um forro de gesso com iluminação, ou mesmo a renovação da parte elétrica e hidráulica, como citei anteriormente.
Pensando exatamente no grande número de pessoas que vivem em imóveis alugados, ou que não se fixam em um único local (ainda mais com a vinda do trabalho remoto), o mercado tem oferecido produtos bem práticos para quem precisa mudar de endereço. Hoje em dia há várias soluções que vão facilitar na hora da devolução de um imóvel como por exemplo, a troca de um piso. Ao invés de quebrar o revestimento existente no local, é possível colocar um piso vinílico clicado por cima do atual, por meio de um encaixe macho e fêmea. O mesmo vale para pisos prontos de madeira, também chamados de pisos flutuantes, porque embaixo é colocada uma manta que ela até absorve acústica. É algo muito simples, pois se trata de um piso apoiado em cima do outro, não vai cola, nem nada a mais. Então, você pode até levar esse piso para um outro apartamento depois.
Ainda falando nos vinílicos, há alguns modelos “Faça você mesmo” à disposição para venda. Ou seja, você vai na loja de material de construção, compra o produto e ele vem com uma película adesiva, que você mesmo pode colar, portanto não precisa contratar um instalador. A parte ruim é que esses pisos são mais finos em relação aos vinílicos clicados (que citei acima), por isso há o risco de marcar o piso inferior. Então, será preciso analisar caso a caso.
Agora, falando em revestimentos para as paredes, também trago uma sugestão bem prática e acessível: as cartelas autoadesivas. Nesse caso, você mesmo consegue realizar a instalação. E, na hora que você for mudar de endereço, é só retirar o revestimento colado e entregar a parede como era antes para o proprietário. Outra boa ideia consiste nos papéis de parede, que são de rápida instalação e, também, estão super em alta! Nesse caso, eu indico a contratação de um instalador profissional para evitar eventuais problemas.
Enfim, independente da escolha, a ideia é que você não precise de uma obra propriamente dita, nem de mudanças maiores na hora de revestir o espaço. A decisão fica por sua conta, morador, mas de qualquer modo, quis apresentar diversas alternativas para que você consiga adaptar o seu imóvel ao seu estilo e necessidades, sem passar por uma reforma radical, é claro!
Já que estou falando de praticidade, outro exemplo bem útil é a pintura da parede em que ficará a cabeceira da cama. Essa é uma ideia ótima para apartamentos alugados porque representa um gasto relativamente baixo e, ainda, é fácil de remover depois.
É muito comum que os imóveis alugados sejam entregues com paredes e, principalmente, o teto na cor branca. Então, caso o locador exija a devolução do apartamento com as mesmas características, é importante pensar bem nas mudanças de cores. Isso porque se você escolhe uma cor muito escura para a pintura, deve levar em consideração que vai levar bastante tempo (e muitas demãos de tinta) para você voltar com a cor original. Por isso, sempre indico a utilização de cores neutras ou pastel, que são muito mais fáceis de cobrir.
Aprendi uma dica muito útil com um pintor do meu escritório. Em casos de paredes muito escuras, ao invés de ficar pintando muitas camadas, uma alternativa é colocar primeiro massa corrida em toda a extensão da parede e, então, depois realizar a pintura. Isso ajudará a cobrir o espaço com mais facilidade.
Para quem vai morar em um imóvel alugado, eu recomendo que evite a colocação de móveis planejados, afinal o motivo é muito simples: se você sair de lá amanhã, o futuro apartamento terá dimensões diferentes, o que pode inviabilizar a utilização dessas peças. Então, nessa situação, na hora de você escolher os móveis, eu indico a compra de produtos soltos e com as medidas padrão de mercado (1,60m, 1,80m, 2m, etc). Portanto, deixe para comprar o móvel planejado quando você tiver a sua casa própria, ou esteja em um imóvel que você tenha certeza de que irá passar muitos anos.
No caso das alterações na elétrica, isso pode ser tanto um deslocamento de um ponto de iluminação, quanto uma mudança de local de tomada, entre outros exemplos. Nesse sentido, para evitar o quebra-quebra, uma boa solução é a utilização da eletrofita, que consiste em uma fita com uma chapa de cobre autoadesiva. Então, para colocá-la por cima da parede, você não precisa quebrar. Depois você só precisa dar um acabamento de pintura para você escondê-la mesmo. Dessa forma, você consegue deslocar um ponto, ou trocar uma tomada a partir dela.
Outra ideia que está na moda é a iluminação e a elétrica aparentes, a partir de conduítes galvanizados, que acompanham perfeitamente o estilo industrial e moderno de muitos apartamentos. Eu mesmo optei por essa solução em meu escritório e vários clientes meus já colocaram em suas residências e gostaram muito.
Muitas vezes, as pessoas pensam em contratar o profissional de arquitetura e interiores somente quando já escolheram o imóvel para morar. Entretanto, dificilmente os clientes avaliam o caso de chamar um profissional antes para auxiliar na compra / locação do apartamento. No caso do meu escritório, já fiz esse tipo de consultoria com alguns clientes e deu super certo! Dessa forma, eu posso sugerir os apartamentos em que os móveis poderão ser aproveitados da melhor maneira, verificar problemas estruturais e de infiltrações, entre outras dores de cabeça. Portanto, é mais fácil ajudar com essas observações antes da locação, do que depois ter que se adaptar aquele imóvel cheio de problemas que já foi alugado.
Também é preciso prestar bastante atenção aos eletrodomésticos quando se trata de um apartamento alugado. Por exemplo, às vezes você possui um forno que é 110V e está se mudando para um lugar que é 220V. É preciso ficar atento a essas incompatibilidades, do contrário será preciso realizar alterações no quadro de luz, ou então trocar o produto eletrônico.
Um exemplo muito comum é quando as pessoas trazem o fogão da casa alugada e levam para um apartamento. Exceto em imóveis muito antigos, hoje em dia é proibido usar botijão de gás em prédios. Então, o morador chega com um fogão / cooktop com um funcionamento diferente do padrão e terá que realizar uma adaptação para poder utilizá-lo novamente.
Portanto, se você contratar um profissional para uma consultoria, como comentei acima, ele fará essa vistoria junto com você, para ver se o imóvel tem gás encanado, verificar a potência correta para os eletrodomésticos, se o quadro de luz do suporta a inclusão de um ar-condicionado, entre outras variáveis.
Criado há 14 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina.
O escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, além de se dedicar à concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra, cuidadosamente treinada para gerir os trabalhos com processos próprios desenvolvidos pelo escritório que usa, entre outros diferenciais, um aplicativo personalizado. A marca BMAStudio tem trabalhos publicados nas mais importantes publicações de decoração e arquitetura do Brasil. Desde 2019 participa do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT, e em 2022 assina novamente a reforma de novos ambientes.