Integração entre os ambientes com estilo contemporâneo com toque retrô.
Em um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, conseguimos com a integração dos ambientes ter uma amplitude visual das áreas comuns deste apartamento.
O apartamento de 73 m² localizado no bairro da Mooca, necessitava passar por uma reforma para se adequar a necessidade do novo morador. A integração dos espaços de convívio foi o ponto de partida para a morada. Houve a eliminação de algumas paredes, abrindo a varanda e a cozinha, possibilitando mais espaço para a sala e a área de jantar.
O cliente queria um projeto contemporâneo com toque retrô e elementos industriais, e claro, que tivesse a cara dele.
Para criar uma unidade visual, trabalhamos com a mesma paginação de piso e houve uma escolha minuciosa do mobiliário contínuo, com a intenção de unir os ambientes. Para garantir a integração perfeita, a iluminação foi ponto chave no projeto.
Ao quebrar a parede que dividia a cozinha com a sala, ganhamos a ilha gourmet com um cooktop, onde o morador consegue cozinhar interagindo com seus convidados. Para este feito foi necessário deslocar a alimentação de gás para o cooktop e deslocar a elétrica para alimentar os eletrodomésticos. Um ponto crucial no projeto é a viga que passa por cima da ilha, onde antigamente ficava a parede que dividia a cozinha da sala. Esta viga atrapalhava o posicionamento da coifa sobre o cooktop, por conta disso tivemos que reposicionar e deslocar a ilha um pouco mais para frente.
De estilo contemporâneo e industrial, o apartamento conta com acabamentos como cimento queimado no teto, parede revestida de tijolos e materiais como o aço inox.
Um dos desafios do escritório foi esconder a máquina de ar condicionado, a condensadora, na sala. O móvel com portas cinzas laqueadas foi planejado com portas para escondê-la. Dentro dele passa toda a tubulação de cobre necessária para fazer a refrigeração dos quartos, elétrica e ainda um ponto de dreno para captar a água que goteja com a condensação do ar refrigerado.
A construtora do edifício entregou a área de serviço com duas portas, uma que dava para a cozinha e outra que ligava com a varanda, perdíamos muito espaço de circulação com duas portas para um ambiente tão pequeno. Por conta disso removemos a porta e fechamos o vão que ligava a varanda com a área de serviço. Com este fechamento conseguimos aumentar o balcão da churrasqueira para se ter uma área de preparo dos alimentos, pois antes era impossível, não tinha espaço de balcão ao lado da churrasqueira.
Uma dica é usar sempre a mesma temperatura de cor na iluminação. Muita gente gosta de fazer a iluminação da cozinha mais clara, com uma temperatura de cor branca, mas se você tem os ambientes integrados, a iluminação deve respeitar este raciocínio.