Nosso escritório recebeu o desafio de realizar o retrofit de um antigo condomínio residencial, localizado em Moema, Zona Sul da capital paulista. No prédio encontramos um pequeno salão de festas, uma academia desatualizada, além de uma sauna disfuncional. O primeiro passo foi elaborar uma avaliação completa da estrutura do prédio, além de verificar minunciosamente as instalações elétricas e hidráulicas, assim como os revestimentos e mobiliários existentes no condomínio. Também atuamos para identificar os espaços ociosos no condomínio que poderiam ganhar novas funcionalidades.
O primeiro ambiente transformado foi a academia. Na disposição antiga, a área de 25m² era insuficiente para dispor os equipamentos e promover conforto e fluidez aos usuários. Para a ampliação, que resultou em um ambiente com 50 m², nós realizamos os estudos estruturais que permitiram quebrar a parede existente e incorporar a antiga sala ao lado. Essa análise foi primordial para não impactar no alicerce da construção do prédio como um todo.
O capítulo conforto acústico também foi incluído como forma de não atrapalhar os demais moradores do prédio. Emborrachado, o piso vinílico promoveu bom desempenho para evitar a propagação de sons (além da segurança contra quedas e escorregões). No teto, o forro mineral completou a equação para o bem-estar acústico. Por fim, com o fechamento de vidro, o projeto ainda explorou a vista do jardim localizado no térreo, apresentando bem-estar durante as práticas esportivas.
Deixada de lado pelos moradores em sua concepção original, a sauna também participou da renovação. O espaço tinha uma única entrada, em que era necessário passar pela academia antes, um dos fatores que causava desconforto, já que para usá-la era necessário sair vestido com trajes de banho e atravessar a área esportiva para chegar até a ducha. A solução foi trabalhar o projeto para oferecer dois acessos à sauna – um independente e outro conectado com a academia – tornando o espaço muito mais reservado e funcional.
O aproveitamento das áreas do prédio ainda permitiu a construção de um SPA conectado à sauna. A inclusão de um novo ambiente foi possível graças à integração de um hall – sem função no prédio – para oferecer um ambiente voltado completamente ao bem-estar. A arquitetura e a decoração do SPA foram concebidas para receber aulas de pilates, fisioterapia ou massagens.
Sinônimo de funcionalidade para os moradores, o retrofit agrega valor tanto ao condomínio quanto ao imóvel. Além de se tornar mais atrativo para os futuros compradores, o processo de renovação predial também se traduz em economia nas contas, por meio da substituição de lâmpadas e equipamentos de ar condicionado por modelos mais novos, que gastam menos energia. Dessa forma, o condomínio obtém a valorização do imóvel e, a partir das benfeitorias é possível recuperar o investimento da obra em um prazo de 2 a 3 anos.