Localizado na zona Sul de São Paulo, o novo escritório da Rochinha, marca de sorvetes famosa no litoral norte paulista, reúne equipes multidisciplinares das áreas administrativas, marketing, diretoria, incluindo um centro de treinamento. A reforma do imóvel de 245 m², divididos em dois andares, ficou por nossa conta e aproveitamos o conceito da companhia como premissa para o projeto do escritório: a marca que está subindo a serra e conquistando São Paulo.
Logo na recepção já é possível identificar a proposta que norteia o projeto. Usamos cimento queimado no piso, que representa a urbanidade das cidades, e na parede aplicamos uma faixa de tijolinhos aparentes em tom de areia, remetendo à natureza. Como o orçamento do projeto era bem restrito, os móveis foram reaproveitados do antigo escritório, assumindo novo layout, mais dinâmico e fluido.
Para resultar numa obra que cumprisse não somente o orçamento, mas também o prazo rápido, adotamos um sistema de gestão criado e gerenciado pelo nosso escritório. Com ele, mais do que controlar tudo o que é especificado e comprado, o cliente pode acompanhar em tempo real o que está sendo empregado na obra. Essa prática assertiva fortalece o cumprimento do cronograma traçado pela nossa equipe.
Na alteração da planta, trouxemos a sala de reuniões para o lado da recepção, melhorando a circulação. Ao realocar o ambiente para perto da recepção, fizemos com que as pessoas não precisem caminhar por dentro da empresa. Quem chega para a reunião não precisa percorrer pelo escritório. Divididos, mas sem descuidar da interação entre as equipes, os ambientes do escritório permanecem conectados, pois há transparência entre as divisões. A sala dos sócios fica isolado do restante dos espaços por painéis e portas de vidro para que pudessem ver toda a equipe sem sair da mesa.
No segundo andar, a sala de reuniões ficava muito aberta e faltava privacidade, o que pediu uma solução criativa e econômica. Tivemos a ideia de comprar cordas náuticas verdes, fixadas na frente dos vidros e transformadas em bloqueio visual. No centro de treinamentos, que ganhou uma sala exclusiva, acontecem as reuniões semanais das equipes com a diretoria. Para este ambiente, usamos piso vinílico com tom amadeirado, paredes pintadas de cinza claro, cor que remete ao urbano da cidades, e vasos com flores, tudo para trazer a cara da praia para o ambiente urbano.